Ad Code

6 Motivos pelo qual não é legal envelhecer


 Enquanto os 40 são os novos 30, os 60 castigam quem está com a mente em dia e o corpo na década passada. A catástrofe particular começa quando nossa carcaça não acompanha mais o ritmo da vida.

Por favor, não me venha com o clichê repetitivo que se o espírito é jovem nada mudou, senão os cirurgiões plásticos não estariam comprando mansões em Miami e o botox só serviria para curar a sudorese.

O processo natural de envelhecimento torna uma pessoa velha, idosa ou da terceira idade? Já que dizem que a vida começa aos 50, que tal “envelhecência”? Uma nova palavra para a mistura de velhice com adolescência e que não é ofensiva nem politicamente incorreta. Nessa onda, colocamos aqui os prós e contras do passar dos anos;

A experiência parece não valer nada
Quem prefere ter 30 anos a mais para entrar na fila preferencial? Chegamos ao momento que o mundo não valoriza mais a experiência, o bom senso, a calma adquirida. Os jovens, mesmo com menos qualidades técnicas e vivência, ganham mais espaço. O sentimento de desvalorização começa no mercado de trabalho e segue no desrespeito e no descaso do cotidiano. Só a minoria tem paciência para os idosos.
Não consigo mais!
Mente sã aqui já não significa necessariamente corpo sarado. Um contra bem terrível é o “querer fazer, mas não conseguir”. A cabeça do cara está a milhão, mas o corpo já não tem condições de acompanhar e essa é a maior das frustrações. Aceitar as dores e os demais sinais de envelhecimento machuca o ego e o sentido que se tem da vida dali pra frente.

Sensatez e aceitação
Enquanto uns utilizam os grisalhos como charme, outros pintam o cabelo numa tentativa de manter a aparência jovem. Já que não temos escapatória, até podemos conservar a vaidade, mas não com o objetivo de ir contra a natureza. Não tem coisa pior do que tentar se fantasiar de adolescente.

Novinhas só para admirar
O primeiro passo para aproveitar as vantagens é aceitar os fatos. Uma coisa que nunca muda é a atração por mulheres mais novas. Podemos encontrar até famosos casais com grande diferença de idade, mas isso também é um jeito egoísta de querer congelar o tempo. O desempenho sexual já não é o mesmo e os universos são paralelos. Da mesma forma que nós com 25 não nos interessamos em relacionamento com uma mulher de 60 anos, elas pensam igual. O envelhecimento é um processo físico, mental e os dois não podem estar muito distantes entre si.

Almoço na casa do vovô
O padrão familiar também mudou e agora você está segurando no colo, mais uma vez, a continuidade de sua família. É um privilégio ser avô, poder curtir os netos e fazer com que sua história seja preservada na memória das novas gerações.

Recomeço
A aposentadoria decreta uma nova fase da vida. A partir do momento que não é preciso acordar com o toque do despertador, apertamos o botão restart e um mundo de possibilidades se abre diante de nossos pés. As infinitas horas no escritório agora servirão para viajar e conhecer coisas que antes o tempo não permitia. Agora é o momento de utilizar toda a sabedoria e experiência colhidas durante uma vida inteira para se redescobrir e procurar vivenciar novas experiências.